gallery/toppronta

O Kumite Goju Ryu teve sua origem na Província de Fuchien, na região Sul da China, a grande maioria das técnicas utilizadas pressupunha-se um combate em um pequeno barco, desse modo, a luta era realizada com golpes curtos e circulares em bases também curtas para dar maior equilíbrio aos lutadores. Está forma de lutar era diametralmente oposta a forma de lutar das escolas do Norte da China, onde a os golpes eram sempre longos e em bases longas.


O Mestre Miyagi Chojun criador de nosso estilo, deixou para todos os praticantes de Karate Do Goju Ryu, dentre tantos, o seguinte ensinamento: Nunca seja golpeado, não bata nos outros e evite problemas a todo custo essas palavras expressam sucintamente tudo que os praticantes de Karate Do Goju Ryu deveriam saber. Não seja golpeado por niguém? significa ser forte, e nunca ser derrotado, não bata nos outros significa que a força deve sempre ter cuidado com a fraqueza, Evite problemas a todo custo significa buscar a paz interior, e ter consciência, que o nosso maior inimigo, está dentro de nós mesmos. 

Antigamente no kumite não existam regras, a luta entre praticantes de Karate Do era considerado o último recurso. Nos tempos modernos, foi introduzido o Karate Do nas academias de esportes e nas universidades onde foram criadas regras para o kumite, tornando-o assim muito popular. Hoje em dia, mesmo quando este tipo de kumite é desenvolvido plenamente em uma competição com regras estabelecidas como em torneios, os ensinamentos do Mestre Miyagi ainda são perfeitamente verdadeiros.

Kumite Goju-ryu é, como o nome diz, uma combinação infinita de elementos rígidos e flexíveis. A mistura das linhas lisas e curvas produzem tanto forças fracas quanto fortes, resultando na força máxima exercida usando uma quantidade de força limitada, assim usando a força do oponente em seu favor. A técnica do kumite Goju Ryu pode ser conectada a aqueles da física. Além disso, a idéia de macio é um estado mental assim como físico.

Goju-ryu kumite pode ser caracterizado também pela variedade de sucessivas técnicas de luta. Por exemplo, uke não significa que você esta fugindo do oponente. A distancia para o uke é igual para o ataque. A distinção entre ataque e defesa não esta claramente definida. A proximidade dos movimentos requer que você exerça o Maximo de força, com o giro do seu corpo, quadril e ombros.

Na atualidade, existe uma grande variedade de regras e regulamentos para o kumite competitivo, dependendo da escola e do estilo do karate-do. A grosso modo falando, as regras para Kumite são divididos em três tipos: 1. Jyu Kumite: Sistema de contato total, no qual o contato com o oponente é permitido. 2. Shiai Kumite: Sistema de contagem de pontos, no qual os competidores ganham pontos, quando demonstram uma técnica efetiva. 3. Ipon Kumite: Sistema de avaliação compreensivo em um determinado tempo.

Praticar Goju Ryu é aprender a ser como a água: fluída em sua forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculo, mesmo os de aparência mais resistente.

Miyagi Chojun

Kumite
gallery/kumitemyagi
gallery/miyagikumite1
gallery/kumite2