gallery/toppronta
Tudo sobre o Punho da IKGA

Tudo sobre o punho da Gojukai

 

Esse é um assunto que causa muita polêmica por desconhecimento do publico em geral.

Basta procurarmos em livros, internet ou qualquer outra fonte sobre “karate Goju-Ryu” ele que aparece o “punho”.

Muitas acabam relacionando o estilo Goju-Ryu ao punho, que de certo modo tem sentido e de outro modo não.

O “punho” é uma marca registrada por direitos autorais, que foi criado por Gogen Yamaguchi. Verdadeiramente Gogen Yamaguchi, fez o desenho do punho de Chojun Myagi numa forma de prestar uma homenagem a seu mestre e o legado que acabou perpetuando e se confundindo com o próprio estilo Goju.

O “punho” pertence a I.K.G.A. (International Karatedo Gojukai Association). E somente os membros e filiados na IKGA podem fazer uso dele e colocar em seu Dojo e karategi.

A IKGA possui representação em mais de 60 países, e cada país possui um representante nomeado pelo Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, atual presidente e filho de Gogen Yamaguchi, e cada país é atribuído em um bloco para melhor administração da matriz do Japão  (IKGA-HOMBU).

No Brasil o Representante é o Renshi Shihan Luiz Kotsubo, (IKGABRASIL) no qual também possui os direitos de imagem e uso do punho, e somente os filiados e associações filiadas na IKGABRASIL podem fazer seu uso em nosso país ou com autorização expressa do mesmo. (não existe outro meio).

O que infelizmente acontece é o uso indiscriminado por pessoas leigas no Goju-Ryu e que também usam de má fé, pois para se utilizar o punho você deve fazer parte desta entidade e ser conhecedor das técnicas padronizadas e características dessa linhagem do estilo Gojukai.

Porém acreditamos que nem mesmo o Gogen Yamaguchi saberia prever a autenticidade e legado que um simples desenho de um “punho” uma singela homenagem ao seu mestre se tornaria um ícone de milhares de karatecas pelo mundo, onde muitos do meio do Karate acabam por se confundir com o próprio estilo.

O karateca que estiver devidamente filiado através de uma associação filiada a IKGA e em dia com as leis estatutárias pode fazer e deve o seu uso, em cartões de visitas, karategi dos alunos, no cartaz de seus eventos, no site de sua academia, no banner de sua associação, etc... são inúmeras as formas de usar este honorável símbolo. No Brasil acontece também uma situação inusitada em torno do “punho”. Muitos responsáveis de academias e associações, quando se interessam pela filiação na IKGA a julgam e até confundem a IKGA como uma entidade como outra qualquer que visa somente competições e graduações e depois de um tempo que percebem que é uma verdadeira familia, porém neste mundo nem tudo se encaixa com o que voce deseja, e alguns decidem sair da IKGA e após se "desfiliarem" acabam cotinuando a usar o "punho"no qual é um ato irresponsável e contraditório e vai contra toda a essencia de respeito que prevalece no Karate, pois fazer parte de uma "linhagem gojukai" é fundir todo seu conhecimento em ensinar, treinar e se aperfeiçoar e a utilizar exclusivamente em seu dojo, nesse caso a partir do momento de seu desligamento da IKGA entende-se que o mesmo não quer mais vivenciar estes preceitos e técnicas especificas e exclusivas da Gojukai, então a situação fica contraditória "uso do punho sem fazer parte da IKGA", pelo respeito da essência do Karate "Não usamos algo que não seja nosso e muito menos copiar algo indevidamente".

Na IKGA quem faz parte dela sabe a importância de manter as características do estilo, digamos que a IKGA é uma escola e não uma entidade de competição, visamos sempre a confraternização como uma família, e neste momento nossa preocupação, entre tantos outros e repudiar veemente aqueles que procuram se filiar em várias entidades com o intuito de “pular” de uma entidade para outra ostentando aumentar sua graduação com realinhamentos e reconhecimentos, até certo ponto de visar a filiação da sua associação visando competições da IKGA é até aceitável e plausível onde o responsável pela associação na oportunidade de proporcionar mais competições aos seus alunos se por esse ponto de vista, porém vai na contra-mão do objetivo e finalidade desta entidade tão respeitada e sendo a maior linhagem Goju-Ryu do mundo. Nós da IKGA temos o orgulho de manter nosso conteúdo técnico específico e complexo  que remete as características da nossa linhagem.

Portanto tratamos o “punho” não como um simples “logotipo” e sim como um símbolo de prestígio e admiração e resguardamos este direito e iremos sempre lutar por ele, pois seria um descrédito e um descaso por nossa parte deixarmos seu uso indiscriminado colocando a credibilidade de nossa entidade a IKGA com pessoas que nem sequer merecem mais utilizar nosso "PUNHO" pois a IKGA sempre teve em todos os países do mundo que possui a representação, junto aos órgãos oficiais de reconhecimento, administração do Karate, filiados e sociedade."

 

(Texto: Sensei Gilberto de Mello Schavareto Junior)

gallery/gogen - simbolo goju ryu
gallery/punho_gojuryu1
gallery/punho ikga
gallery/punho menor ikga

Clique para saber mais:

gallery/punho