Direitos autorais e informações sobre o uso indevido do "Punho"da IKGA Gojukai
Ainda existe muita desinformação sobre o uso do Punho da IKGA Gojukai, muitos erroneamente ainda a utilizam sem saber que é de uso exclusivo aos Karatecas filiados a IKGA da linhagem Gojukai Yamaguchi-Ha
O punho, criado por Yamaguchi Gogen (Kaiso – fundador), é marca registrada por direitos autorais e pertencente à International Karate Do Goju Kai Association (IKGA). O fundador fez o desenho do punho de Miyagi Chojun, numa forma singela de prestar homenagem ao seu mestre.
Acreditamos que nem mesmo o Mestre Yamaguchi Gogen saberia prever a autenticidade e legado que seu desenho se tornaria, um ícone de milhares de praticantes pelo mundo!
O Sensei que estiver devidamente filiado e em dia com as leis estatutárias da entidade, pode e deve fazer o seu uso em cartões de visita, karate-gi (kimono), cartazes de eventos, site da academia, banner, etc... São inúmeras as formas de se usar este honorável símbolo.
Certificado de registro e averbação
Certificado de direitos autorais sobre o punho
A IKGA possui representação em mais de 60 países. Cada país possui um representante nomeado diretamente pelo Saiko Shihan (Grão-Mestre) Yamaguchi Goshi - atual presidente da IKGA e filho de Yamaguchi Gogen. As representações se dão para melhor administração da matriz do Japão (IKGA-Hombu) e padronização do estilo pelo mundo.
No Brasil, o Representante é o Renshi Shihan Luiz Kotsubo (IKGA-Brasil), o qual também possui os direitos de imagem do punho. Somente as associações filiadas à IKGA-Brasil podem fazer seu uso em nosso país e com autorização expressa do Kotsubo Shihan.